Etapas de ensaio do Portable Skid Resistance Tester (Pêndulo Britânico)
As avaliações feitas através dos ensaios de “Pêndulo Britânico” são para verificação da microtextura e dos ensaios de “Mancha de Areia” para verificação da macrotextura dos pavimentos.
O procedimento de ensaio, ilustrado pela Figura acima (etapas de 1 a 3),consiste em posicionar o corpo de prova, medir e registrar a temperatura de ensaio e determinar o comprimento de deslizamento da borracha sobre o corpo de prova. As medições começam quando o braço do pêndulo é liberado a partir de uma posição horizontal , o braço pendular atinge a superfície do corpo de prova com uma (etapa 1) velocidade constante . A distância percorrida pelo pêndulo depois de colidir no corpo de prova, (etapa 2) é determinada pela resistência de atrito na superfície do corpo de prova. Os valores do coeficiente de resistência ao escorregamento são lidos diretamente a partir da escala graduada (x 100) . (etapa 3)
Levantamento de Atrito
Desenvolvido para executar ensaios de resistência de superfícies a derrapagem, o Pêndulo Britânico permite a determinação da resistência à fricção entre uma borracha (fixada na extremidade do braço do pêndulo) e a superfície da pista, sendo que suas características simulam a derrapagem entre o pneu de um veículo e o pavimento a uma velocidade de aproximadamente 50 km/h.
Em cada ensaio, o aparelho é nivelado e posicionado no sentido do tráfego, isto é, o giro do pêndulo ocorre na mesma direção de operação dos veículos. Segue-se a aferição do equipamento e, por fim a realização do ensaio dentro da “área” de pavimento estabelecida nas normas. Destaca-se que os ensaios de resistência à derrapagem foram realizados tendo em vista as especificações da norma rodoviária ASTM E 303.
A resistência à derrapagem medida no ensaio de Pêndulo Britânico representa a microtextura do pavimento, ou seja, as características de rugosidade dos agregados expostos do pavimento.