Esse equipamento permite a avaliação da Resistência à Derrapagem dos pavimentos através da medição do “coeficiente de atrito cinemático”, parâmetro que traduz a interação pneu-pavimento e, por conseguinte, as características de aderência externadas por pistas de aeroportos, rodovias e vias urbanas. Sua operação se fundamenta na medição direta do atrito cinemático experimentado na iteração pneu-pavimento durante frenagem de uma roda-teste deslocando-se sobre uma lâmina d’água com espessura de 0,25 mm, espargida de forma constante e contínua à sua frente.
O coeficiente de atrito cinemático, avaliado através da relação entre o peso do equipamento exercido no contato do pneu-pavimento (Fv) e a força tangencial exercida na interação pneu-pavimento quando do travamento da roda-teste sobre uma película d'água (Fh), traduz a resistência à derrapagem externada pelo pavimento, tanto no caso de deslocamento longitudinal (frenagem), quanto no caso de deslocamento transversal (manutenção da trajetória em curvas horizontais); os valores são obtidos em tempo real graças à conexão eletrônica existente entre computadores de bordo e a unidade de processamento.